top of page
Image by Susan Q Yin

Livros

Construa sua base de conhecimentos com livros realmente transformadores.

Veja nossas recomendações!

Compre pelo nosso site os livros da Amazon.

Livros para transformar

cultura maker na educação

Será que as escolas matam a criatividade? Essa foi a provocativa pergunta feita por Ken Robinson em sua mundialmente famosa palestra TED. Neste livro, ele expande a conferência e apresenta soluções práticas e inovadoras para transformar a educação. Repleto de histórias, pesquisas e recomendações de profissionais de todo o mundo – e escrito com sagacidade e estilo envolvente, em parceria com Lou Aronica – Escolas criativas inspira alunos, professores, pais, gestores e demais agentes envolvidos na educação a repensar sobre o verdadeiro propósito da criatividade, da aprendizagem e do ensino.

Hoje em dia, na educação infantil, as crianças passam mais tempo com folhas de atividades matemáticas do que com blocos de construção e giz de cera. O jardim de infância está se tornando mais parecido com o resto da escola. Neste livro, Mitchel Resnick defende exatamente o oposto: o resto da escola (e o resto da vida) deve ser mais como o jardim de infância. Refletindo sobre mais de 30 anos de pesquisa no MIT Media Lab, o autor discute novas tecnologias e estratégias para envolver crianças e jovens em aprendizagem criativa. Ele conta como crianças estão programando seus próprios jogos, histórias e invenções através do Scratch, e mostra como, ao envolvê-las na criação de projetos desenvolvidos a partir de suas paixões, em um ambiente lúdico e colaborativo, podemos prepará-las para um mundo onde o pensamento criativo é mais importante do que nunca.

Dale Dougherty, criador da revista MAKE e da Maker Faire, oferece um tour guiado pelo fenômeno internacional conhecido como Movimento Maker, uma revolução social que está mudando o que é feito, como é feito, onde é feito e quem o faz. Free to Make é uma chamada para aderir ao que Dougherty chama de "renascimento do fazer", um convite para nos vermos como criadores e formadores do mundo que nos rodeia.
À medida que a Internet prospera e as tecnologias que mudam o mundo - como impressoras 3D e pequenos microcontroladores - se tornam cada vez mais acessíveis, as pessoas em todo o mundo estão se afastando da passividade de modelos de consumo e comando e controle de tamanho único para todos. educação e negócios. Livre para fazer explora como fazer revive áreas urbanas abandonadas e negligenciadas, revigora espaços comunitários como bibliotecas e museus e até mesmo impacta nosso desenvolvimento pessoal e social - promovendo uma mentalidade que é engajada, lúdica e engenhosa. A Free to Make nos pede que imaginemos um mundo onde fazer é uma ocorrência diária em nossas escolas, locais de trabalho e comunidades locais, nos estabelecendo no mundo físico e nos capacitando para resolver os desafios que enfrentamos.

O que é compreensão? O que a diferencia de conhecimento? Por que compreender é um importante objetivo de ensino? Como saber se os alunos o atingiram? Como criar um currículo rigoroso e envolvente que se concentre na compreensão e leve a um melhor desempenho dos alunos? Estas e outras questões são abordadas neste livro, que explica a lógica do planejamento reverso, apresentando um caminho claro para a criação de um currículo que garanta uma melhor aprendizagem e uma experiência mais estimulante para alunos e professores. O livro explica a lógica do planejamento reverso e explora com maior profundidade o significado de ideias-chave como perguntas essenciais e tarefas de transferência. Os leitores aprenderão por que abordagens familiares baseadas em cobertura e em atividades para o projeto do currículo são insuficientes e como o foco nas seis facetas da compreensão pode enriquecer o aprendizado dos alunos.

Inspiração para Clubinho da Robótica, Inventar para Aprender, de Sylvia Martinez e Gary Stager,  apresentam como  o movimento maker pode transformar a forma de aprender em sala de aula. Para integrar conhecimento e ação, eles têm grandes aliados: fablabs, computação física e programação.

Os recursos são infinitos e estão quase sempre à mão: desde a confecção de bonecos com meias, lã e botões até a programação de robôs de futebol; desde a reutilização de materiais descartados até a criação de seus próprios projetos para fazer objetos 3D; desde a montagem de figuras com papel e fita até a edição de podcasts ou vídeos.

Este livro é um guia abrangente para educadores formais e informais para trazer a criação e o construcionismo para a sala de aula, desde o jardim de infância até o ensino médio.
Inventar para aprender alinha teoria, prática e ferramentas para transmitir às crianças a poderosa sensação de que o mundo é um lugar em construção. 

Atualmente as publicações são em inglês ou espanhol.

Este livro traz um plano organizado mês a mês, para implementar um makerspace relevante e transformador. Testado em campo e baseado em pesquisas, o planejamento realizado por Lacy Brejcha, guiará os educadores à medida em que criam e mantêm um Makerspace significativo.

Embora ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática tenham ganhado maior relevância na educação, ainda não estão sendo explorados de maneira a envolver os alunos em experiências realmente transformadoras.

A implementação de makerspaces nas escolas, é capaz de promover pensamentos inovadores nos alunos. Por meio do Makerspaces, o aprendizado baseado em projetos oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento confiáveis, legítimos e autênticos.

Este livro permitirá que qualquer educador saia com um plano para criar um Makerspace em sua sala de aula ou um modelo escolar ou distrital que funcione para muitos. Makerspaces são lugares muito fluidos - cada um é único à sua maneira!

A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é considerada uma das práticas de ensino mais eficazes do século XXI. Os estudantes trabalham com questões e problemas reais, colaboram na criação de soluções e apresentam os resultados. Assim, tornam-se mais interessados no conteúdo de cada disciplina, aumentando seu entusiasmo pelo aprendizado e melhorando seu desempenho. O livro Aprendizagem Baseada em Projetos, de Willian N. Bender, explora a ABP como abordagem de ensino diferenciado, com base em aplicações atuais da tecnologia na sala de aula. Ao longo dos capítulos, o autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação nos ensinos fundamental, médio e superior, tornando este livro um valioso recurso para o aprimoramento profissional dos professores e para o desenvolvimento de aulas eficazes e motivadoras.

Qual seria a relevância da robótica para a educação? Se no século passado a alfabetização era o objetivo norteador do currículo escolar, o século XXI traz a necessidade do letramento em inteligência artificial, que diz respeito a certas habilidades pertinentes ao uso e à criação de tecnologia, as quais os alunos precisam dominar a fim de exercerem plenamente seu papel como cidadãos de uma sociedade em constante evolução tecnológica. E a robótica desempenha um papel fundamental na aquisição dessas habilidades. Pensando nessa necessidade, o Senac São Paulo traz ao mercado A robótica para uso educacional, escrito por Flavio Rodrigues Campos, um dos maiores especialistas brasileiros no assunto. Com mais de quinze anos de experiência, o autor nos convida a explorar a evolução histórica da robótica educacional, analisando sua relação com diferentes correntes teóricas da pedagogia e provendo os instrumentos necessários para que professores, gestores e demais profissionais da área consigam incorporá-la a suas práticas docentes e à própria organização do currículo escolar.

Transforar a sala de aula

Rápido! Simples! Divertido!

Familiarizar-se com eletrônica nunca foi tão fácil. Não é preciso ferramenta alguma para os experimentos neste livro – nem mesmo uma chave de fendas. Conecte as baterias e os componentes eletrônicos com clipes jacaré para obter resultados imediatos com luz e som. Não é necessário nenhum conhecimento prévio e nenhuma matemática. Você aprenderá observando, ouvindo e tocando.

Charles Paltt, apresenta no livro 12 projetos divertidos que toda a família pode aproveitar. Todos os projetos são baseados em peças baratas e facilmente acessíveis. Está incluída uma lista de compras. Você ficará surpreso com os circuitos que construir seguindo as ilustrações coloridas e de fácil compreensão deste livro. 

Quer aprender os conceitos fundamentais de eletrônica de uma forma divertida e prática? Com o Eletrônica para Makers você começará a trabalhar em projetos reais assim que abrir o livro. Explore todos os principais componentes e princípios essenciais por meio de uma série de fascinantes experimentos. Primeiro você construirá circuitos e depois aprenderá a teoria por trás deles!

Construindo dispositivos que funcionam, do simples até o complexo

Você começará com o básico e então passará para projetos mais complicados. De circuitos de comutação a circuitos integrados, e de simples alarmes a microcontroladores programáveis.

Com instruções passo a passo e mais de 500 fotos e ilustrações coloridas, este livro irá ajudá-lo a usar e entender os conceitos e técnicas de eletrônica.

O Arduino é a plataforma de prototipagem eletrônica de fonte aberta que tomou o Movimento Maker de assalto. Este livro é uma introdução completa, atualizada para a última versão do Arduino, que o ajudará a começar a prototipar imediatamente. Da obtenção dos componentes requeridos até a aplicação dos retoques finais ao seu projeto, todas as informações necessárias estão aqui!

Primeiros Passos com o Arduino é fácil de acompanhar. Para usar os exemplos introdutórios deste guia, você só precisa de um Arduino Uno ou Leonardo, mais um cabo USB e um LED. O ambiente de desenvolvimento fácil de usar e gratuito do Arduino pode ser executado em Mac, Windows e Linux.
Junte-se a centenas de milhares de “hobistas” que descobriram essa plataforma incrível e educativa.

Este livro infantil (11-14 anos) está repleto de atividades e projetos educacionais emocionantes que se utilizar como inspiração em sala de aula ou presentar alguém que queira se descrubiri no mundo da eletrônica e da tecnologia.

Construa um alarme de quarto brilhante, ligue um barco com motor a hélice, faça um carregador de telefone termoelétrico, construa um conjunto de alto-falantes e construa um guindaste seguindo as instruções passo a passo e usando equipamentos acessíveis.

O Tech Lab envolverá cientistas e engenheiros iniciantes à medida que eles experimentam, inventam e testam coisas novas com tecnologia, eletrônica e mecânica em casa.

Etapas simples com fotografias claras levam os leitores através de cada estágio dos projetos que são de baixo custo e com painéis cheios de fatos para explicar a ciência por trás de cada projeto e com exemplos fascinantes do mundo real.

O livro “Robótica com Sucata”, de Débora Garofalo,  é dividido em capítulos que abordam desde a introdução básica aos conceitos de eletrônica até um passo a passo para a criação dos primeiros protótipos. O leitor poderá entender melhor como funciona a cultura maker e aguçar o olhar para os objetos corriqueiros do dia a dia que podem se tornar projetos incríveis.

Os sensores estão ao nosso redor. O mundo está cheio deles: de sensores infravermelhos em detectores de movimento a detectores de monóxido de carbono nas residências – até mesmo em minúsculos acelerômetros, módulos GPS e câmeras dentro de seu smartphone. Graças à proliferação dos dispositivos móveis, os sensores atualmente estão incrivelmente acessíveis quanto ao preço, o que significa que você pode combinar sensores de baixo custo com placas baseadas em microcontroladores para criar os seus próprios dispositivos.

Este livro prático e totalmente ilustrado ensina você a conectar e a ler os sensores por meio de uma série de pequenos projetos. Você aprenderá a usar as placas Arduino e Raspberry Pi, incrivelmente populares, para processar dados por meio de programas simples que você irá desenvolver.

Transformar o mundo
bottom of page